Com o desenvolvimento das indústrias, empresas e comércio, que são todos regidos por pessoas, percebeu-se a necessidade de garantir a segurança das pessoas em seu ambiente de trabalho. Até porque muitas passaram por situações de risco, como acidentes, manuseios de máquinas, produtos químicos que podem afetar a saúde. E a segurança do trabalho veio para isso, ajudar o trabalhador.

De acordo com a Certifica Iso: “Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.”

Ela é um dos setores mais importantes e obrigatórios para qualquer corporação hoje, pois influencia diretamente na produtividade e até mesmo na redução de custos, pois as ações preventivas evitam gastos com funcionários acidentados, e até mesmo, com processos judiciais. Sabe aquele setor que toda empresa precisa ter, como um RH por exemplo? Esse é um deles!

Esse é um dos negócios mais estáveis que existem por conta que sempre será necessário. No Brasil, é referenciada por normal regulamentadas (chamadas NRs), decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais.

Hoje é possível fazer cursos sobre a área, e até mesmo concursos públicos. Se você procura aprender mais sobre, recomendo o curso online Kit Aprovação Segurança Do Trabalho.

Existem variações de funções das pessoas que trabalham nessa área, elas variam conforme a formação de cada um: engenheiro de segurança do trabalho, técnico em segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, etc.

Para saber mais sobre segurança do trabalho, recomendo o artigo da Beercorp, veja mais aqui.

Agora me conta aqui nos comentários, você já passou por alguma situação que precisou da ajuda de profissionais da segurança do trabalho? Espero que tenha gostado, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *