A busca por um futuro sustentável é mais do que garantir a nossa permanência na terra, é garantir a permanência de nossas futuras gerações, e que eles tenham acesso aos mesmos materiais que temos hoje. Você que tem um negócio, já pensou em maneiras de torná-lo sustentável? Veja algumas dicas!

O uso eficiente da água é o primeiro passo para a sustentabilidade, fique atento a vazamentos e desperdícios do dia-a-dia, reverta essas situações e se possível reutilize em mais de um processo. Procure utilizar produtos de limpeza biodegradáveis, incentive o uso de vassoura antes de usar a água para tirar a sujeira e o mais importante incentive os funcionários e explique a importância dessas ações.

Deixe o papel para lá, adote a documentação eletrônica. Além de ajudar financeiramente por não precisar comprar mais papel, os documentos eletrônicos ficam muito mais organizados, não ocupam espaço físico e ajuda o meio ambiente. Mas lembre-se sempre de investir em segurança digital e bons equipamentos.

Incentive a sustentabilidade ao procurar fornecedores que também sejam sustentáveis, além de auxiliar o modo de produção desses fornecedores, você também torna o seu processo como um todo sustentável. Procure aqueles que possuem certificações ambientais.

Por fim, o uso eficiente de energia é uma maneira excelente de se tornar sustentável, sempre que possível utilize a iluminação natural, pinte as paredes com cores claras para que a luz reflita no ambiente além de deixar o ambiente mais fresco, o que ajuda nos gastos com ar condicionado. Evite deixar equipamentos ligados sem uso e estude a possibilidade de adotar fontes energéticas alternativas como fotovoltaica ou eólica.

Por hoje é isso pessoal, até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *