Este blog tem a ideia de trazer informações sobre negócios, e a que eu gostaria de apresentar hoje são os negócios sociais. É um mercado com a missão de solucionar um problema social, que geram receitas suficientes para cobrir os custos. Para funcionar é necessário haver populações ou regiões com necessidade de intervenção, além de existir a abertura para a solução de um problema.

O conceito de negócio social surgiu nos anos de 1970, criado pelo economista e ganhador do Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus, também fundador do banco de microcrédito para clientes com poucos recursos e a instituição de incentivo e apoio a negócios que resolvem problemas da sociedade. Ele acredita que a divisão entre Estado, sociedade e empresas privadas não contribui para diminuir as desigualdades sociais, por isso, sugeriu que negócios sociais tenham uma lógica diferente e que seja boa para todos os envolvidos.

Algumas vantagens de se ter um negócio social são: Não depender de ONGs, mas tem um impacto positivo e gera renda; Combina o dinamismo, a eficiência, a inovação de negócios tradicionais e a consciência social; O lucro pode ser aplicado em outros negócios sociais, aumentando o ciclo de impacto positivo. Além do mais importante, fazer a diferença para as pessoas.

Veja mais como funciona os negócios sociais aqui.

Algumas ideias de negócios sociais são: produtos a preços acessíveis de energia solar para famílias sem acesso a energia elétrica; serviços de consultoria a espaços culturais como museus para adequações à acessibilidade de pessoas com deficiências auditivas, visuais, mentais ou motoras; produção e comercialização de tijolos ecológicos para baratear o custo em obras de construção em comunidades carentes e envolve o público na sua fabricação, entre outros. Outras dicas podem ser vistas no site do SEBRAE.

Negócios sociais então buscam melhorar a vida da população além de lucrar com isso, por isso ele consegue ser atrativo a empreendedores e empresários além de ajudar a diminuir a desigualdade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *